Rolf Dobelli, em seu livro “A arte de pensar claramente” nos diz que “O mundo atual recompensa a reflexão acurada e a ação independente”. Não é preciso refletir muito para entender que ele está nos apontando sobre a importancia nos dias atuais de sermos pessoas atentas, reflexivas e que determinamos por nós mesmos os caminhos que vamos seguir.

Nada de ser “gado” de nada ou de ninguem! Ser seguidor das próprias crenças, verdades e ética e não um mero admirador de terceiros que os segue cegamente. Somos seres complexos, em um mundo complexo e que hoje funciona essencialmente na base da circulação de informações. Lembrando que cada vez mais estas são menos confiáveis! A era do fakenews prospera de modo intenso por meio daqueles que não apuraram seu senso crítico e de reflexão sobre o que lhes chega.

Seja um individuo atento. Fiel a sua ética e crenças, mas aberto ao novo, desde que esse seja devidamente analisado e passe por uma atenção apurada e de qualidade. Não é porque alguém achou algo certo, verdadeiro e correto que devemos achar. Passe por suas peneiras e veja o que chega no fim. Se nada chegar, limpe a peneira e siga o caminho sem carregar nada daquilo que lhe foi encaminhado e que no final, não era nada!

Mantenha sua atenção no seu caminho e a fortaleça mediante uma gestão que não lhe peermita ser manipulado, enganado, usado e desviado do que é certo e correto! Esse papel é seu e intransferível! Fique atento e se mantenha reflexivo e verdadeiro!