O livro “21 Lições para o Século XXI” é uma obra contemporânea de alto valor para quem deseja se situar no contexto moderno e entender, pelo menos um pouco, tudo que acontece a nossa volta. O objetivo da obra é responder “O que está acontecendo no mundo hoje, qual é o sentido mais profundo desses eventos e como podemos individualmente nos guiar através deles”.

Quase que ele está dizendo “Como prestar atenção e ter uma cognição mais efetiva da realidade do século XXI”.

É sabido que nosso entendimento vem do que nossa percepção capta, do entendimento que fazemos dessa captação e de como a enquadramos em nossos modelos mentais, ou seja, em nossas crenças, experiencias, hábitos, cultura, etc.

Portanto, a base esta na captação e entendimento primário. A captação é fruto da atenção e o entendimento vem de nossa capacidade cognitiva. Essa capacidade varia conforme nosso grau de abertura ao novo, de nossos fundamentos, crenças e posições a respeito das coisas, mas tambem do quanto nosso saber está atualizado e compatível com o que está sendo captado.

Se não conseguimos acompanhar cognitivamente o que está acontecendo – sem cair nas armadilhas da desinformação, fakenews e manipulações perceptivas a que somos castigados 24 horas por dia -, somos pessoas com entendimentos parciais, construções narrativas coadunadas aos interesses de terceiros e portanto, manipuláveis e capazes de sermos conduzidos pelos caminhos que, se tivessemos percebido melhor, não seguiríamos de modo algum.

Tudo isso é apenas para falar que se você não investir numa atenção de qualidade, inteligente ao ponto de lhe fornecer a melhor percepção e cognição do mundo em que vive, vai ficar cada dia mais defasado, limitado, dependente e possivelmente, infeliz!