Sim, se você perceber que a atenção de alguém para com você mudou para pior, pode ficar de olho pois vem mudanças aí pela frente em termos dessa relação. Algo aconteceu, causando impacto na qualidade da atenção praticada por alguém a você. Se você não perceber isso, as coisas vão seguir e com tendência a complicações. Por isso é importante monitorar as respostas que a vida tem lhe dado, em especial, das pessoas mais chegadas, queridas e importantes. Mudanças na atenção delas para com você são sinais de alerta e que merecem sua atenção.

Percebendo que os retornos estão se tornando mais lentos, que certa pessoa não te liga mais, que não lhe manda mais e-mails como antes ou que têm surgido desculpas para evitar encontros, pode ser que algo esteja afetando esta sua relação e portanto, caberá a você investigar o acontecido e, se desejar, contornar possíveis desgastes, mau entendidos ou mudanças.

Mantenha uma atenção cuidadosa e sensível para com suas relações e procure também manter-se em alerta nos casos inversos, ou seja, quando você começa a ter atitudes de afastamento de outras pessoas. Entenda a causa, reflita sobre isso e daí verifique se não demanda uma ação sua em termos de esclarecimentos e ajustes. Não deteriore sua atenção a outras pessoas sem motivo ou por “bobeira”. Um bom gestor da atenção prima pela prática correta e ponderada de sua atenção para com o próximo, em especial, para com os mais próximos.