Não basta ter escolhido o foco mais adequado para seu momento se dedicar a ele um tipo de atenção em termos de desenvolvê-lo na melhor qualidade que pode. Se você precisa, por exemplo, realizar uma atividade complexa, que exige concentração e reflexão, só pode fazê-la desenvolvendo uma atenção focada de qualidade. E para desenvolvê-la, precisa tomar algumas providências, se preparar e ajustar para que a desenvolva no tempo e nivel de profundidade adequadas.

Tentar dar uma atenção dividida ou difusa a uma atividade que exige foco, é uma perda de energia, tempo e de efetividade. O resultado será fraco, abaixo do potencial que poderia ter e o pior, com uma sensação de fracasso e baixa produtividade. Não se canse atoa! Há um ciclo atencional e ele passa por definir o foco, o tipo de atenção, a intensidade e tempo, seguida da prática atencional controlada e gerando novo ciclo no momento correto.

Entender de gestão da atenção é um passo importante para maior produtividade e satisfação, tanto pessoal como profissional. Nos acompanhe, divulgue e aproveite de nossas dicas e conselhor em prol de uma atenção superior à média!