Thomas(2020) nos traz uma interessante definição de produtividade pessoal:

A produtividade pessoal é a medida do progresso de uma pessoa em direção a seus resultados significativos. As pessoas que praticam o gerenciamento da atenção são capazes de progredir mais em direção aos seus objetivos mais importantes, porque sua atenção não é desviada pela distração constante ”

Destaquemos algumas palavras: PROGRESSO – RESULTADOS – GERENCIAMENTO – OBJETIVOS.

Notem que atingir objetivos de modo desejado, ou seja, ter os resultados que devem ser alcançados, é algo que demanda ação progressiva e gerenciada. E isto remete à gestão da atenção de modo claro e direto, afinal, alimentados por más escolhas de focos, alta distração, constantes interrupções e práticas inadequadas de foco de atenção, estamos longe de atingirmos produtividade.

A autora cita um interessante diaqrama denominado Matriz de Eisenhower, que se relaciona com a obtenção de produtividade. A contar desse, apresentamos o seguinte quadro:

Se estamos focados no que é urgente e importante, estamos no caminho certo para a obtenção de resultados significativos. Se nosso foco passa pelo que é importante, mas que ainda não atingiu o grau de urgente, significa que estamos sendo proativos e que estamos investindo para atingirmos resultados significativos. Porém, se nos vemos à volta de muitos focos urgentes e que não são importantes, é porque possivelmente não lidamos com ele no momento certo. Isso pode ter ocorrido pela prática da procrastinação ou da distração. O fato de terem se tornado urgentes pode ser uma falta de atenção ou de delegação. E por fim, os macacos na mente, ou seja, coisas que não atingem altos graus de importância e urgência mas que acabam “perturbando” nossa cabeça, nos distraindo ou gerando cobranças internas que comprometem nosso foco no que é importante. A esses focos, o melhor caminho é o da delegação. Tende se livrar “ecologicamente” de todos os macacos que ficam pulando entre seus neurônios, te desconcentrando e causando baixa produtividade.

Gerenciar a atenção está no cerne dessas escolhas, práticas e resultados. Saiba mais e se torne mais produtivo e com maior grau de satisfação com o trabalho e a vida.