Vamos fazer uma analogia entre o trabalho de um médico cirurgião e a forma como você trata sua atenção. Um médico, antes de entrar na sala de cirurgia para realizar sua atividade, passou por um processo bastante importante de análise do contexto do paciente, de suas condições e cuidados, bem como das possíveis implicações em se atuar sobre um determinado órgão, ponderando as possíveis consequências nos demais órgãos e na saúde como um todo. Portanto, antes de agir, ele realizou um trabalho de anamnese onde o seu conhecimento atuou muito antes de suas mãos entrarem em ação.

Na atenção, devemos ser bons cirurgiões. Nunca devemos abrir o dia arregaçando as mangas e, sem pensar, partirmos para a colocação das mãos à massa. Fazer isso seria como entrar na sala de cirurgia sem saber que operação iria fazer e muito menos, a que paciente.

Se em uma cirurgia, os assistentes necessários bem como o material e equipamentos são definidos a contar da demanda de ação estabelecida pelo cirurgião, isto implica que se quisermos fazer uma boa gestão de nossa atenção, termos de analisar previamente nossos principais focos, bem como seleciona-los e nos prepararmos para lidar com eles. 

Seja em que ramo de atividade ou trabalho a que esteja relacionado, ter uma consciência de que demandas lhe são mais importantes e urgentes, bem como da sequência e requisitos que elas possuem é fundamental para que se prepare bem antes de as executar. E também, de obter o melhor e mais adequado ambiente para realizá-la, contando com o apoio das pessoas certas para que todo o decorrer do atendimento da demanda ocorra a contento, tanto em termos de qualidade quanto de custos e efetividade.

Portanto, sua atenção merece uma gestão cirúrgica, dedicada, cuidadosa e pertinente. Sem dar a devida atenção e preparo para lidar com sua atenção, você pode estar colocando em risco sua vida profissional e até mesmo, sua vida pessoal, emocional e familiar. Saiba mais sobre gestão da atenção aqui em nosso blog e em nossas redes sociais. Temos a certeza de que isto fará bem para sua “saúde”!