O custo-hora dos funcionários de uma organização são componentes importantes dos custos totais de uma organização, principalmente nas prestadoras de serviços. Perder tempo custa caro! Então é importante que os principais consumidores de horas inúteis sejam combatidos com força e determinação.

E um dos maiores consumidores de tempo são as reuniões. Há quase uma síndrome de reunite aguda nas organizações! Algumas nem precisavam acontecer. Outras poderiam ser resolvidas em minutos e demoram horas. E há ainda as que acontecem e nada de valioso é discutido ou decidido. Apenas se jogou conversa – e dinheiro – fora. Portanto, maximizar a efetividade das reuniões é fundamental. Isto implica em que a mesma não consuma mais tempo do que o necessário, mas também que a qualidade deste tempo seja elevada. E nisto se enquadra ações de melhoria da atenção das pessoas.

Acima, apontamos uma lista de 11 recomendações para que se realize reuniões atentas! Não são ações especiais. Muitas delas, são apenas questões de respeito ao tempo e à atenção do outro. Outras, se limitam a diminuir os focos distrativos do ambiente. E muitas remetem ao papel do organizador da reunião em termos de ações que ele precisa fazer antes, durante e depois da reunião.

Vale a pena dar uma conferida. Alias, mais que conferir, absorver! A atenção organizacional agradece!