É muito bom fazer parte do mundo moderno, cheio de tecnologias, possibilidades, confortos, não é mesmo? Tudo é bom!

Opa… Nem tudo é tão bom assim! 

Os smartphones são maravilhas modernas! Cada dia nos ajudam mais, nos tornam mais conectados, em comunicação, atualizados de informações, nos diverte… Que dádiva para nossas vidas! 

Mas, nem tudo são rosas… há os espinhos também! Um destes espinhos está respondendo pelo termo PHOBBING! 

Phobbing surge quando estamos ignorando pessoas a nossa volta em virtude de nossa escolha de dar atenção ao smartphone. Centrados nele, deixamos de perceber, interagir e cuidar de coisas e, principalmente, de pessoas que estão perto de nós e muitas vezes esperando e carecendo de nossa atenção. 

Esta prática, além de ser uma tremenda falta de educação é uma prova viva de que o desconfiometro da pessoa está avariado! 

Evite o phobbing, mantendo o hábito de olhar em seu entorno no momento em que está utilizando o smartphone. Tente perceber se este seu ato está acontecendo de modo correto e no momento certo. Se estiver deixando alguém “no vácuo”, reavalie! Se desculpe, desligue e se volte para esta pessoa. Melhor ainda, nem pegue no smartphone quando estiver com alguém, a não ser que seja um caso de real emergência. Deixe o aparelho para ser visto e recebendo nossa atenção em outro momento, em que não estaremos sendo indelicados com ninguem. 

Diga não ao PHOBBING! Eduque-se e quando estiver com algúem que fizer isto com você, com aquele cuidado e carinho, deixe-a ciente de que sua atitude e escolha de atenção lhe foi desagradável e deselegante!